Terçol: saiba o que é e a melhor forma de tratar

Saúde

As pálpebras são estruturas que possuem a função de proteção dos olhos, ajudando a distribuir a umidade, através das lágrimas, assim como também desempenham uma barreira física contra lesões. Podem ocorrer diversos tipos de patologias palpebrais que podem prejudicar as estruturas oculares. Uma afecção (modificações sofridas pelo organismo resultante de uma causa, termo com conceitos de anomalia, disfunção, lesão, doença e síndrome) que acomete a região palpebral e é muito comum, é o terçol.


Pode ser causado por excesso de secreção produzida pelas glândulas da pálpebra e por bactérias existentes na pele e as vezes tem relação com a blefarite (inflamação não contagiosa das pálpebras, normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada lípidica - óleo), gerada por uma glândula encontrada na pálpebra que aumenta a oleosidade e forma uma espécie de caspa nos cílios. Para prevenir, é recomendado pelos médicos a lavagem com xampu infantil e água morna.


O terçol, ou hordéolo, é uma pequena infecção de uma glândula sebácea Zeiss e Mol, causada por bactérias, geralmente estreptococo ou estafilococo(ambos são bactérias com forma de coco gram-positivas que podem causar doenças no ser humano) e dependendo de sua localização, pode ser interno ou externo, atingindo a margem palpebral ou a parte do olho que se conecta aos cílios.


A região onde aparece esta afecção fica inchada e dolorida. Existe também outra patologia quer afeta a pálpebra, mas que não é provocada por uma infecção e é muito confundido com o terçol, que é o calázio (é o nome dado ao cisto da pálpebra causado pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo).


Inicialmente, o terçol aparece na forma de um pequeno caroço, apresentando vermelhidão na pálpebra, dor e calor.  Dento de dois a três dias instala-se o quadro e, na maior parte das vezes, a resolução é espontânea, havendo a drenagem e o desaparecimento do terçol. É muito raro, mas o terçol pode evoluir para casos mais graves, resultando numa infecção em toda a região orbitária.


O tratamento é feito com o uso de pomadas a base de antibióticos, colírios e também com a aplicação local de calor úmido, através do uso de compressas quentes. Nos casos de pessoas idosas ou imunossuprimidos, há a necessidade da realização de uma antibioticoterapia sistêmica, por via oral, devido à alta vascularização da pálpebra, tornando assim, mais fácil a disseminação da infecção.


As recomendações feitas no caso do aparecimento do terçol são:


- Lave a mão várias vezes ao dia e evite passá-la no local onde está instalado o terçol;

- Mantenha a pálpebra limpa. Umedeça um cotonete com uma medida de xampu para bebês (de pH neutro funcionam como detergente) diluído em uma medida igual de água. Passe pelas bordas da pálpebra e enxágue com bastante água, antes de abrir o olho, ajuda a desobstruir os canículos das glândulas;

- Com o olho fechado, aplique compressas mornas durante cinco a dez minutos ou soro fisiológico diversas vezes ao dia, três ou quatro vezes por dia. O hábito popular de esfregar um anel de ouro e colocá-lo no tersol é uma forma de aplicar calor local;

- Se o seu médico receitar, use um creme que contenha antibiótico;

- Não use maquiagem de outras pessoas nem empreste a sua;

- Remova sempre a maquiagem antes de dormir usando produtos não oleosos;

- Lave bem as mãos antes de tocar os olhos. Para ajudar na limpeza, use uma escovinha de unhas;

- Você pode esquentar uma colher (não deixar por muito tempo sobre o fogo), cobrir com um pano e aplicar com cuidado e verificando a temperatura para não se queimar, na parte afetada sem encostar diretamente no olho.


AVISO: As informações contidas neste texto são apenas para referência, não devendo ser usadas para automedicação ou autodiagnóstico. Se você estiver com algum problema de saúde, procure um médico.

Fonte
http://www.infoescola.com/doencas/tercol/
http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/Como-curar-um-tersol.aspx
http://www.riosul2012.com/2012/04/tercol-saiba-o-que-e-e-melhor-forma-de.html
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1147081-EI1712,00-Tercol+saiba+o+que+e+e+a+melhor+forma+de+tratar.html
Mais Dicas